terça-feira, 20 de outubro de 2015

O Dia Mundial da Osteoporose é celebrado anualmente a 20 de Outubro. 

A osteoporose é uma doença metabólica em que os ossos se vão tornando cada vez mais frágeis, conduzindo a um risco acrescido de fractura, em particular na anca, coluna vertebral e membros superiores.

No que podem ser os primeiros passos em direcção a novos tratamentos para pessoas com osteoporose, cientistas da Universidade do Estado de Michigan, nos EUA, descobriram que um suplemento probiótico natural pode ajudar ratos machos, mas não fêmeas, a produzir ossos saudáveis.

"Nós sabemos que inflamação no intestino pode causar perda óssea, porém não se sabe exactamente o porquê. O interessante é que descobrimos que um probiótico pode aumentar a densidade óssea", afirma Laura McCabe, a autora da pesquisa. 

Os probióticos são microrganismos que podem ajudar a equilibrar o sistema imunológico. Para o estudo, os investigadores alimentaram ratos com Lactobacillus reuteri, um probiótico conhecido para reduzir a inflamação, efeito prejudicial da resposta imunitária do organismo à infecção.

"Por meio da fermentação de alimentos, temos ingerido bactérias que classificamos como probióticos durante milhares de anos. Há evidências de que esta bactéria como espécie tem co-evoluído com os humanos. É indígena no nosso trato intestinal e é algo que, se desaparecer, pode causar problemas.", explica o co-autor Robert Britton.

Os resultados mostraram que ratos machos tiveram um aumento significativo na densidade óssea após quatro semanas de tratamento. Não houve tal efeito quando os pesquisadores repetiram a experiência com as fêmeas. Tal disparidade de resultados levou a novas investigações.

A equipa ressalta que a pesquisa está no seu início e que os resultados verificados em ratos nem sempre se traduzem para os seres humanos. Contudo, há sempre esperança e a Microbiologia não pára! 


Sem comentários:

Enviar um comentário