quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Jonas Salk, nascido a 28 de Outubro de 1914, foi o médico e virologista responsável pela criação e desenvolvimento da primeira vacina bem-sucedida contra a poliomielite. 


Por volta de 1910, grande parte do mundo experimentou um aumento dramático dos casos de poliomielite e as epidemias tornaram-se eventos comuns.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral aguda transmitida de pessoa a pessoa. 


Durante os seus estudos de pós-graduação, Salk pesquisou sobre o vírus da gripe e aí começou o seu interesse pela virologia, o estudo dos vírus. 

Foi contratado para dirigir um laboratório de virologia na Universidade de Pittsburgh e uma organização designada por Fundação Nacional para a Paralisia Infantil pediu-lhe que ele pesquisasse sobre a poliomielite e ele assentiu. 

Após anos de investigação e desenvolvimento da vacina, em 1955 estava pronta para testes em humanos. Houve mais 220 mil voluntários inscritos! Os testes foram bem sucedidos e a vacina mostrou-se eficaz.


A vacina de Salk é baseada no crescimento do poliovírus em cultura de células renais de um tipo de macaco, sendo o vírus inactivado quimicamente com formalina. 

Em Portugal, o último caso de poliomielite pelo vírus selvagem, ocorreu em Dezembro de 1986. 

Curiosidade: Salk não patenteou a vacina porque considerou que deveria ser gratuita para todas as crianças no mundo inteiro. Se tivesse a patente, teria ganho muitos milhões de dólares. 



Sem comentários:

Enviar um comentário