sábado, 24 de outubro de 2015

24 de Outubro de 1632: nasceu Antonie van Leeuwenhoek, o primeiro microbiólogo de que há conhecimento, sendo também conhecido como o Pai da Microbiologia.

Inventor do primeiro microscópio e de muitos outros, foi também o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos. 

Comerciante têxtil holandês, Leeuwenhoek divertia-se, nas horas vagas, a montar lentes, tendo observado aquilo que denominou de "animáculos". Observou glóbulos brancos, glóbulos vermelhos, leveduras, espermatozóides, bactérias, protozoários e muito mais. 

As observações de Leeuwenhoek, homem de pouca formação científica, suscitaram, nessa época, grande interesse junto comunidade científica e da sociedade, em geral, ainda que provocassem arrepios a algumas damas. 

Foi ele quem deu primeiros passos no universo microscópico que permitiram a muitos outros investigadores prosseguirem os seus estudos. 

Hoje em dia, a microbiologia é uma ciência com imensas aplicações em campos vastíssimos que vão da indústria à medicina, passando pela agricultura, engenharia, biotecnologia, geologia e ecologia. 






Sem comentários:

Enviar um comentário