terça-feira, 18 de agosto de 2015

Virologista francês, Luc Montaigner nasceu a 18 de Agosto de 1932 e recebeu, entre outros prémios, o Prémio Nobel da Medicina no ano de 2008.
Dedica os seus estudos à biologia celular, à virologia e ao cancro. É também presidente da World Fundation for AIDS Research and Prevention, que ajudou a fundar.
Em 1982, Montaigner dirigia uma equipa de investigação quando Willy Rozenbaum, um médico do Bichat Hôpital de Paris, requereu a ajuda dessa mesma equipa. Foi-lhes pedido que tentassem descobrir a causa viral de um novo e misterioso síndrome, a sida, que infectava alguns doentes seus. Rozenbaum sugeriu que a causa poderia ser um retrovírus e enviou a biópsia de um nódulo linfático de um dos seus pacientes para que a equipa de Montaigner a analisasse.


Montaigner dissecou o nódulo e fez uma cultura a partir dele. A cultura foi analisada e determinou-se que a actividade retroviral era a responsável pelo efeito patogénico do vírus nos linfócitos (glóbulos brancos). O vírus é conhecido, em português, por VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana).
As investigações de Luc Montaigner contribuíram muito para que se compreendesse de que forma os vírus alteram a informação genética dos organismos hospedeiros, o que permitiu alguns avanços significativos da pesquisa oncológica.


Sem comentários:

Enviar um comentário