quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Hoje é o Dia Mundial para a Preservação da Camada do Ozono.
A 16 de Setembro de 1987 foi assinado o Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Prejudicam a Camada de Ozono, escolhendo-se então esta data para se celebrar o Dia Mundial do Ozono. A data foi criada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em Dezembro de 1994.
O objectivo do dia é alertar para a destruição da Camada de Ozono e procurar soluções para a proteger. A Camada de Ozono é um escudo gasoso frágil que protege o globo das radiações solares, preservando assim a vida na Terra.
Há cerca de mil milhões de anos as bactérias fotossintéticas usando a energia proveniente do Sol começaram a consumir água (H2O) e dióxido de carbono (CO2) e a produzir compostos orgânicos e oxigénio (O2)... Este processo é conhecido por fotossíntese.
A constituição da atmosfera começou a alterar-se.


As moléculas de oxigénio (O2) começaram a acumular-se na atmosfera e absorveram energia solar dos raios ultravioleta e as ligações moleculares quebraram-se, levando ao surgimento de átomos de oxigénio. Mas estes não ficaram sozinhos por muito tempo, juntando-se a outras moléculas de oxigénio que não tinham sido divididas. Formou-se a molécula de ozono (O3)
Passados 400 milhões de anos o planeta tinha uma camada de ozono. Esta é muito eficaz a absorver raios ultravioleta.
Contado desta maneira parece muito simples, mas não é.
Não deitemos a perder em poucos séculos o que as cianobactérias levaram milhões de anos a conquistar.



Sem comentários:

Enviar um comentário