terça-feira, 14 de abril de 2015

Hoje é o Dia Mundial do Café.

No cafeeiro (arbusto rubiáceo que produz o café) podemos encontrar fungos micorrízicos arbusculares em interacção com as suas raízes, ajudando na absorção do fósforo (P) do solo.

As micorrizas são o resultado de relações simbióticas (em que ambos os organismos beneficiam) entre fungos (myco) e plantas (riza = raiz).

As plantas melhoram a sua nutrição mineral, as relações hídricas - os fungos conseguem disponibilizar as reservas de água do solo para as plantas (plantas que vivem em condições de secura extrema, como os cactos nos desertos, são altamente micorrizadas) - e protegem-nas contra toxinas e patogénicos.

As hifas do fungo funcionam como extensão das raízes das plantas, uma vez que, devido à sua grande capacidade de ramificação, exploram o solo, realizando absorção de água e nutrientes minerais, que são transferidos para as plantas por meio de estruturas intracelulares - arbúsculos. Em troca, a planta transfere para o fungo açúcares.


A importância ecológica e agrícola deste tipo de microrganismos está muito dependente desta simbiose.

O uso de micorrizas eficientes em produções de café pode vir a ser uma tecnologia promissora na germinação de plantas mais saudáveis e vigorosas.


Sem comentários:

Enviar um comentário